Pesquisa

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

aula para surdos

a exatos 3 semanas atras comecei a da aulas de apoio para pessoas com deficiencia auditiva, na verdade eles nao gostam de ser chamados de deficientes auditivos, pois nao se consideram deficientes, apenas ''outras pessoas'' , assim como eu, que sou chines, e por isso temos nossa propria linguagem e tal, com isso aprendi a chama los de surdos, mas na de forma pejorativa, mas eh assim que eles gostam, e se sentem bem com isso.
apesar disso, ainda falo pros outros que estou lecionando para pessoas com deficiencia auditiva, apesar de achar eles tao capazes como nos ou ate mais, creio que possuo um pre conceito em relacao a mim msm e nao a eles.
agora vou tentar descrever aqui a minha experiencia com eles l a l a l a
as aulas sao durante as quinta, das 10 ate meio dia, claroo que esse eh somente o tempo que estou la, porque possui mais 2 estagiarias la, durante as tercas e quinta a tarde, horario que estou na faculdade.
para comencar, eles possuem um tradutor de libras, que tenta de tudo para faze los entender a materia durante a aula, mas se para nos que somos ''normais'' ja temos bastante dificuldade para aprender matematica, tente imagine aqueles que sao surdos.
meu primeiro dia foi muito empolgante, nao que agora nao esta sendo, mas voces sabem como eh, a primeira vez eh sempre mais especial.
chguei as 9:30 no colegio onde seria dado as aulas, conheci a professora Rosangela que da apoio aos alunos surdos em todos as materias, conversei um pouco e estavamos esperando que uma reuniao terminasse na sala onde seria dado o reforco. passou se aproximadamente 40 min e a professora Jeanne que esta organizando o projeto de apoio de matematica chega, passa se mais alguns instantes e finalmente as aulas comecam.
ah sim, ja ia esquecendo, no primeiro dia, tinha 2 estagiarias, que estudam no proprio colegio, pois eh um institudo de formacao de professores. elas ajudaram as alunas menores enquanto eu fiquei de explicar algumas questoes relacionadas a geometria plana para 3 alunos, daniel, vanessa e vanessa, infelizmente eu nao lembro o sobrenome, mas sao duas vanessas msm :D, todos no primeiro ano do ensino medio.
para ser mais expecifico, a materia era semelhanca de triangulos, a maior dificuldade como voces devem imaginar era a comunicao, foi dificil explicar para eles as propriedades para que possamos considerar um triangulo semelhante ao outro, mas com paciencia e muito exemplificacao, foi possivel explicar o exercicio a eles, depois repassei alguns exemplos, e eles foram capazes de fazer.
e assim termina meu primeiro dia ;D
ah eh, entrei com as maos tremendo de ansiedade e sai de la com as maos tremendo de emocao do msm jeito

1 comentários:

Vera Campos 11 de outubro de 2010 às 20:33  

Não deixe apagar de você o sentimento de solidariedade e a sensibilidade ao próximo, como demontrou.
Uma pista para fazer diferente é deixar que falem(demonstrem) sobre suas dificuldades. Elas ajudarão a identificar os caminhos e ferramentas de trabalho.
O geoplano ou papel quadriculado ajudaria?
Vera Campos

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.